
OMS lança Estratégia Global para Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa e anuncia congresso inédito no Brasil
02/10/2025
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou e lançou, durante a 78ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada entre 19 e 27 de maio de 2025, em Genebra, a nova Estratégia Global para Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) 2025–2034.
O documento orienta os países a fortalecerem a base de evidências, ampliarem a regulamentação e avançarem na integração das práticas de MTCI nos sistemas de saúde. A estratégia reconhece a importância histórica da medicina tradicional como sistema ancestral, mas que vem evoluindo a partir de evidências científicas e práticas clínicas.
A formulação contou com ampla participação de países membros, consultas públicas e representantes de povos indígenas, destacando-se como um marco de inclusão e legitimação internacional. Dados apresentados pela OMS reforçam a relevância dessas práticas: 76% da população busca terapias integrativas para o enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e 68% para prevenção de doenças.
Entre as principais definições da OMS estão:
- Medicina Integrativa: abordagem interdisciplinar e baseada em evidências, que combina conhecimentos biomédicos e tradicionais/complementares;
- Medicina Complementar: práticas adicionais que apoiam a medicina convencional;
- Medicina Tradicional: sistemas de saúde com origem em diferentes contextos culturais, anteriores à biomedicina, que evoluem cientificamente e enfatizam remédios naturais e abordagens holísticas.
3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa será no Brasil
Em destaque, a OMS confirmou a realização do 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (3º WCTCIM), que ocorrerá pela primeira vez na América Latina. O evento será realizado no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de outubro de 2025, no Riocentro Convention Center.
O congresso contará com a participação de membros da Comissão Especial Transitória de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CET-PICS) do Conselho Federal de Nutrição (CFN), além de especialistas de todo o mundo.
Entre os temas que estarão em debate estão saúde mental, oncologia integrativa, pediatria integrativa, dor crônica, intervenções baseadas na natureza, medicina indígena, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, inteligência artificial e promoção de sociedades saudáveis.
Reconhecidas pela OMS como essenciais para a saúde global, as MTCI são utilizadas por cerca de 80% da população mundial, contribuindo para sistemas de saúde mais acessíveis, sustentáveis e inovadores.
Além do lançamento da nova Estratégia Global da OMS para as MTCI 2025–2034, o evento será marcado também pela celebração do Dia Mundial da Medicina Tradicional, instituído em 1991.