O CFN promoverá a 1ª Jornada de Fiscalização
25/11/2011
De 5 a 7 de dezembro 2011, será realizada a 1ª Jornada de Atualização Técnica dos Fiscais do Sistema CFN/CRN, na sede do CRN 3 em São Paulo. O evento reunirá conselheiros coordenadores das comissões de fiscalização do Sistema, coordenadores de fiscalização, nutricionistas fiscais dos CRN e representantes das unidades técnica e jurídica do CFN, que discutirão as formas de melhor desenvolver a fiscalização do exercício profissional de nutricionistas em todo o País.
A programação da 1ª Jornada será composta de conferências, palestras, mesas-redondas e painéis sobre as áreas de atuação do nutricionista (políticas públicas na área de alimentação e Nutrição, Banco de Leite Humano, Instituição de Longa Permanência para Idoso- ILPI), aspectos jurídicos e legais da fiscalização, diagnóstico das necessidades técnicas encontradas na ação fiscal do Sistema, entre outras.
Os encontros e jornadas têm sido fundamentais para a consolidação da Política Nacional de Fiscalização (PNF), pois têm permitido a análise direta da realidade do nutricionista e a nivelação dos conhecimentos dos envolvidos, contribuindo para uma ação fiscal baseada em princípios comuns e ajustáveis conforme as necessidades regionais.
História da PNF
A promoção de eventos reunindo os gestores da fiscalização do Sistema CFN/CRN faz parte das diretrizes da Política Nacional de Fiscalização (PNF), que tem como objetivos: assegurar que a assistência alimentar e nutricional seja prestada por profissionais habilitados, buscar a segurança e a qualidade dos produtos e serviços relacionados à alimentação e nutrição e, também, orientar os profissionais para a melhoria contínua da qualidade dos serviços, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos. Essas atividades devem ser executadas em conjunto com ações destinadas a combater as ilegalidades e práticas nocivas ao exercício profissional.
Para aprimorar suas ações e atender as demandas regionais, a Comissão de Fiscalização do CFN organizou, em janeiro de 2008, a I Oficina Nacional de Capacitação de Fiscais que discutiu a padronização dos roteiros de visita técnica (RVT), utilizados como critérios de avaliação do exercício profissional do nutricionista nas diversas áreas de atuação, a unificação da ação fiscal dos CRN, bem como o Manual de Procedimentos da Ação Fiscal. Em março de 2009, o conselho promoveu a II Oficina de Capacitação de Fiscais, que criou o processo de ação fiscal e treinou os participante utilizando os roteiros de visita técnica informatizados.
A consolidação de um padrão único de conduta, preservando as peculiaridades de cada área de atuação do nutricionista nas diversas regiões do país é outro objetivo da PNF. Além de atingir os propósitos já citados, ela deve servir como instrumento orientador para os profissionais e empresas que atuam no setor de alimentação e nutrição.











