NOTÍCIAS

Regiões Centro-Oeste e Norte concentram números de casos de dengue

03/03/2010

No verão, a incidência de dengue aumenta, pois o clima favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em 2010, segundo levantamento do Ministério da Saúde, cinco estados brasileiros concentram 71% do total de casos registrados, sendo três da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e os outros dois do Norte (Acre e Rondônia). Estes cinco estados registraram, em números exatos, 77.117 dos 108.640 registros no Brasil.
Mas se comparado à 2009, o número de mortes causadas pela doença diminuiu. Nas seis primeiras semanas foram confirmadas 21 mortes, contra 31 confirmadas no ano passado. Entretanto, este número pode aumentar, pois os óbitos suspeitos de serem causados por dengue são submetidos a exames de laboratório para confirmação.
São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal registraram um aumento no número de notificações dos casos de dengue, mas a quantidade é pequena se comparada à população destes estados (o MS calcula o número de registros por 100 mil habitantes, para se chegar aos resultados). Comparando o Distrito Federal com Goiás, o primeiro constatou 44,8 casos, contra 423,2 do segundo. Dos cinco estado listados como os de maior número de registros, Goiás é o que apresenta o menor valor. Mato Grosso do Sul lidera com 891,7 casos a cada 100 mil pessoas.
 
Prevenção
 
O ministro da Saúde José Gomes Temporão já enviou um alerta a todos os estados do Nordeste e prefeituras das capitais brasileiras. Também recomendou a intensificação ao combate do mosquito transmissor da dengue, e uma ação conjunta com setores que podem ajudar no combate, como limpeza urbana, saneamento e meio ambiente.
Porém, a melhor forma de se combater a doença é a prevenção nas residências. É importante não deixar sacos de lixo abertos, tampar as caixas d?água e guardar as garrafas de cabeça para baixo. Ter cuidado com vasos de plantas e tampas de bueiros também é necessário bem como evitar jogar lixo na rua, e cuidar para que não haja nenhum ponto onde possa acumular água. A dengue é uma doença séria, que em sua forma mais agressiva, pode matar. 
Para maiores informações sobre como combater a dengue e para saber como identificar os sintomas da doença, acesse www.combatadengue.com.br