NOTÍCIAS

Fian lança estudo sobre políticas de transferência de renda e metas do milênio

02/12/2009

A Fian (Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar) Internacional e a Fian do Brasil lançam hoje (dia 02) o estudo "Transferências de Renda e Metas do Milênio: uma abordagem de Direitos Humanos".
O estudo afirma que os programas de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo) têm mostrado que são bastante eficazes na redução da desigualdade de renda no Brasil.
Um dos programas citados no estudo é o Bolsa Família que, segundo o estudo, firmou-se como uma contribuição significativa às famílias pobres que o acessam no contexto das diferentes políticas e ações de proteção social adotadas pelo governo brasileiro nos últimos anos.. Atualmente, o programa atende cerca de 12 milhões de famílias em todo o país. O Bolsa Família é criticado por impor condicionantes aos usuários do programa, mas é elogiado por seu caráter assistencial à famílias pobres brasileiras.
Um dos desafios que se mostram ao programa é o de transformá-lo em uma política de Estado, universal e incondicional, com caráter de direito humano, contribuindo para a realização e manutenção de outros direitos como a saúde, a educação, a moradia, entre outros.
O estudo pode ser conferido na íntegra no site da Fian Brasil (www.fianbrasil.org.br).