Brasil doa alimentos a vários países
25/02/2010
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na terça (22) que doará alimentos de seu estoque público para o Haiti, El Salvador, Guatemala, Bolívia, Zimbábue, Angola, Cabo Verde, Moçambique, San Tomé e Príncipe, Timor Leste e territórios ocupados da Palestina.
A estimativa é de que serão doadas 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de milho ou equivalente industrializado, 50 mil toneladas de arroz e 10 mil toneladas de leite em pó.
A ação aconteceu por meio da Medida Provisória nº481, publicada no Diário Oficial em 11 de fevereiro. A verba para que a doação seja efetuada sairá do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Política de Garantia de Preços Mínimos.
O Brasil já destinou R$ 375 milhões em investimentos no Haiti, além de U$$ 15 milhões para o Plano de Reconstrução da ilha atingida pelo terremoto em janeiro.
Segundo levantamento do Batalhão de Infantaria das Forças de Paz (Brabatt), tropa que lidera a missão de paz da ONU no Haiti, a força já distribuiu 1200 toneladas de alimentos, 280 mil litros de água e 60 toneladas de medicamentos, além de garantir a segurança para que outros grupos possam ajudar o país.











