OPSAN cadastra nutricionistas do Nasf
10/12/2009
O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição, da Universidade de Brasília (OPSAN/ UnB) está realizando a segunda fase da pesquisa "Inserção das Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica de Saúde", apoiada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN).
Nessa fase serão realizados dois componentes importantes. O primeiro trata do Estudo sobre a formação em saúde pública do nutricionista e a consonância com as Políticas de Saúde no Brasil. O objetivo é caracterizar a formação acadêmica do nutricionista na área de saúde pública, visando contribuir na sua formação, tornando-a cada vez mais qualificada e à altura dos desafios que estão colocados para a prática profissional, especialmente no que se refere à atenção básica.
O segundo componente tem o objetivo de conhecer a atuação e as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em todo o território nacional. "Para atingirmos esse objetivo, precisamos contatar os nutricionistas que atuam nos NASFs de todo o país", diz a professora Elisabetta Recine, que integra o Observatório de Política de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB.
"Desse modo, solicitamos a valiosa colaboração de todos no sentido de divulgar essa pesquisa, para que os nutricionistas que atuam no NASF entrem em contato com o OPSAN pelo e-mail [email protected], informando o nome, o e-mail e o telefone. Estamos montando um banco de dados para que possamos nos comunicar com esses profissionais para a realização da pesquisa", informa ela.
Elisabetta ressalta que a identidade dos profissionais e as informações coletadas são sigilosas e os dados serão analisados de maneira agrupada. "Nosso objetivo é que os resultados desta pesquisa contribuam para as mudanças necessárias para a expansão e qualificação das ações de nutrição na atenção básica à saúde. A colaboração de todos é de inestimável valor", finalizou ela.
Informações
Observatório de Política de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN)
Universidade de Brasília (UnB)
Correio eletrônico: [email protected]











