NOTÍCIAS

MDS premiará ações na área de segurança alimentar

19/01/2010

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou este ano o Prêmio Rosani Cunha, que tem como tema "Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social". Ações nas áreas de segurança alimentar e nutricional, assistência social e transferência de renda, além de estudos acadêmicos sobre estes assuntos serão premiados e reconhecidos como práticas efetivas em suas áreas. Serão contempladas ações de iniciativa dos governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e da iniciativa da sociedade civil.
Outro propósito do MDS com a premiação é integrar a prática com as pesquisas e estudos. A seleção ocorrerá em três etapas, divididas em modalidades. Na modalidade "Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do DF" serão quatro prêmios para governos estaduais ou do DF e mais oito para municipais. Na modalidade "Práticas da Sociedade Civil" serão selecionadas mais quatro práticas. E cinco trabalhos acadêmicos serão premiados, sendo que três de profissionais e os outros dois de estudantes. Cada iniciativa ou estudo será premiado apenas uma vez.
Os vencedores serão conhecidos em um evento público agendado para março de 2010. Após este primeiro evento, o Prêmio Rosani Cunha será realizado a cada dois anos. A premiação será na forma de viagens de missão. Os dois primeiros colocados na categoria prática municipal partirão em uma missão internacional. As outras categorias receberão missões nacionais.
Para participar é necessário fazer um cadastro no site www.mds.gov.br/premiorosanicunha até 24 de janeiro. Não há taxa de inscrição para os participantes.
Referência
Rosani Cunha, a homenageada que dá nome ao prêmio, dirigiu a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre 2004 e 2008 até falecer, aos 47 anos, em um acidente de automóvel.