NOTÍCIAS

Alimentos terão limite máximo para toxinas

29/12/2009

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pretende limitar as micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos e encontradas em alguns produtos alimentares, principalmente em grãos) em 16 categorias de alimentos. Para isto, a Agência abriu uma Consulta Pública (100/2009) no último dia 22, para que todos possam participar dando sugestões para a proposta de regulamento do tema.
Segundo Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa, consumir alimentos que possuem essas toxinas podem causar problemas gravíssimos, como por exemplo, cirrose hepática, necrose aguda e até mesmo câncer. Os alimentos são contaminados principalmente por um manejamento incorreto das plantações e condições de temperatura e umidade impróprias no armazenamento dos alimentos. ?Uma secagem rápida e adequada do produto é a melhor forma de prevenção?, afirma a diretora.
Dentre os alimentos que deverão seguir a nova regulamentação estão o café, o milho, o trigo e até mesmo o chocolate. Maria Cecília Brito ainda disse que estudos toxicológicos internacionais fundamentam os limites sugeridos pela Anvisa. A proposta ainda estabelece procedimentos de amostragem que os órgãos de vigilância sanitária devem seguir na coleta fiscal de alimentos para a verificação da existência de micotoxinas e os métodos de análise que os laboratórios devem adotar.
Para participar da Consulta Pública 100/2009, basta enviar sua sugestão por escrito para Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência-Geral de Alimentos, SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050; ou para o Fax: (61) 3462-5315; ou para o e-mail: [email protected]. Para saber mais sobre a Consulta Pública basta entrar no portal da Anvisa (portal.anvisa.gov.br) e clicar no link Consultas Públicas.
 
CFN, com base em dados da Anvisa