Conab apresenta PAA em evento na Itália
10/12/2009
Marcos Nogueira – Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) debate nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), em Roma, na Itália, a questão do abastecimento alimentar no mundo. O diretor de Política Agrícola, Sílvio Porto, apresentará aos participantes da Primeira Revisão Anual do Instrumento Compras para o Progresso (P4P) a experiência do Brasil com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Por meio deste programa, o governo compra produtos de agricultores familiares e doa a famílias em situação de insegurança nutricional. O objetivo do encontro em Roma é implementar o P4P (Purchasefor Progress) em 21 países-piloto. Traduzido como "Comprar para o Progresso", esta ação é uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas (PMA).
Com apoio financeiro de Fundações como a Bill&Melinda Gates e Howard G. Buffett, a idéia é dar sustentação a pequenos agricultores de países mais pobres – como os da África e América Central -, incentivando o plantio e a comercialização local. Parte da produção é adquirida pelo PMA, maior comprador de alimentos do mundo, para atendimento a vítimas de catástrofes e de casos emergenciais.
Considerada uma iniciativa inovadora, a idéia surgiu para tentar minimizar os efeitos negativos da alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis junto ao mercado de pequenos agricultores internacionais. De acordo com a PMA, a meta da P4P é aumentar as rendas de pelo menos 350 mil agricultores dos países beneficiados.
Brasil- Além da ajuda humanitária que já presta por meio da doação de alimentos da agricultura familiar, o Brasil também participa do P4P como um dos doadores de recursos financeiros. O aporte é enviado às suas embaixadas e doado ao PMA. Neste ano, por exemplo, já foram enviados recursos financeiros a países como Zâmbia, Quênia e Guatemala.
Também participam do encontro especialistas dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA),Desenvolvimento Social (MDS) e Educação (MEC/FNDE). Há ainda organizações não-governamentais dos países envolvidos e parceiros internacionais.
Informações: www.conab.gov.br











