OPSAN/UnB pesquisa nutricionistas do NASF
03/12/2009
Os nutricionistas que atuam nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) devem responder à convocação do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN/ UnB), que realiza uma pesquisa para conhecer como estão as ações de alimentação de nutrição na Atenção Básica de Saúde. Um dos objetivos da pesquisa é conhecer a atuação e as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas que atuam nos Nasf de todo o país.
O trabalho conta com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) e vai traçar as diretrizes necessárias para as mudanças, a expansão e qualificação das ações de nutrição na atenção básica à saúde. Portanto, se você está inscrito no NASF, contribua com a pesquisa, mandando seu nome, e-mail, cidade e estado onde trabalha para [email protected] Sua contribuição valerá bastante para o desenvolvimento do NASF.
Sobre o Nasf – Os Nasf são equipes formadas por, no mínimo, três profissionais de diferentes áreas da saúde e atendem aos casos identificados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Os profissionais que atuam nos Núcleos são: nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos de diferentes áreas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, terapeutas e psicólogos. As equipes são formadas de acordo com a necessidade do município e a disponibilidade dos profissionais na região. Cada Núcleo trabalha em conjunto com, no mínimo três e, no máximo 20 equipes de saúde; cada uma delas atende, em média, mil famílias.
Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, existem atualmente 814 núcleos espalhados pelo país e até 2011 serão implementados mais mil e quinhentos novos núcleos. O estado que possui o maior número de Nasf é Minas Gerais, 177, sendo que 124 possuem nutricionistas.
A função principal dos Nasf é ajudar as famílias na manutenção de sua saúde e bem-estar, e, nesse contexto, o nutricionista exerce um papel fundamental ensinando sobre como manter uma alimentação saborosa e rica em nutrientes, melhorando a saúde das famílias e prevenindo contra doenças crônicas não-transmissíveis.











