
Ser Nutricionista é Tri: CRN-2 celebra a profissão com evento e pontos de Porto Alegre iluminados
25/08/2025
Ser nutricionista é ciência, cuidado e compromisso com a vida. Ser nutricionista também é motivo de orgulho e celebração. Em homenagem ao Dia do Nutricionista (31 de agosto), o Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região (CRN-2) preparou uma programação especial que une reflexão, valorização e visibilidade, com uma manhã de palestras inspiradoras e a iluminação de importantes pontos da cidade.
Um evento para pensar o presente e o futuro da Nutrição
Com a provocação “Por que ser nutricionista é tri?”, o CRN-2 convida profissionais, estudantes e a sociedade a refletirem sobre o papel da Nutrição no Brasil de hoje e de amanhã. O evento acontece no dia 30 de agosto na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e propõe um espaço de acolhimento, inspiração e debate.
A programação inclui palestras sobre o nutricionista como agente de mudança, a alimentação como expressão cultural e política, e os desafios da profissão diante das novas tecnologias e da inteligência artificial. As vagas já estão lotadas.
Uma cidade iluminada de verde pela Nutrição
Para além do auditório, a homenagem se estende à cidade. Símbolo da cultura porto-alegrense, o Mercado Público — espaço de sabores, memórias e afetos, que resistiu às marcas da enchente de 2024 — receberá iluminação especial em verde nas noites de 29, 30 e 31 de agosto.
No domingo, 31 de agosto, a cor da Nutrição também tomará conta do Palácio Piratini, da Câmara Municipal de Porto Alegre e do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), reforçando a importância da profissão que atua desde a atenção básica no SUS até a pesquisa científica, passando pela alimentação escolar, esportiva, hospitalar, clínica e em políticas públicas.
Uma história de luta pelo direito à alimentação
A celebração também marca a trajetória da profissão no Brasil. Em 31 de agosto de 1949, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), primeiro passo na organização da categoria no país. Anos depois, em 1967, a profissão foi regulamentada pela Lei nº 5.276, abrindo caminho para a expansão da atuação e do reconhecimento social da Nutrição.
Hoje, são mais de 200 mil nutricionistas registrados no Brasil, sendo cerca de 15 mil no Rio Grande do Sul, onde o CRN-2 atua como órgão de fiscalização e orientação de nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética.
Com evento, homenagens e luzes pela cidade, o CRN-2 reforça que, mais do que uma data no calendário, o Dia do Nutricionista é um convite a celebrar uma profissão essencial para a saúde, para a vida e para o futuro, afinal, ser nutricionista é tri!
Por: CRN-2