NOTÍCIAS

Segurança Alimentar e Nutricional

29/05/2007

Restaurantes populares: experiência para o Sistema
Nacional de Segurança Alimentar
Ao participar da abertura do I Encontro do Programa de Restaurantes Populares, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes, afirmou que o fortalecimento do programa é importante para o processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Segundo ele, a implantação dos restaurantes envolve a articulação do governo federal com estados e municípios.
"Os restaurantes populares trazem uma contribuição grande para a construção do Sisan porque essa iniciativa vai justamente na direção daquilo que pretendemos que é a articulação das políticas, a articulação com estados e municípios", disse. Instituído por lei em setembro do ano passado, o Sisan tem o objetivo de integrar as ações, programas e políticas de promoção da segurança alimentar e nutricional das três esferas de governo e da sociedade civil.
Chico Menezes destacou também que os restaurantes populares contribuem para a garantia do direito humano à alimentação adequada. "No restaurante popular, famílias conhecem a dignidade na alimentação, independente do que elas podem pagar por um prato de comida, sobretudo, pela qualidade da alimentação fornecida que quebra aquele terrível entendimento de que o alimento para pobre não pode ser de qualidade", explicou.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o evento reúne gestores públicos de vários estados para a troca de experiências e apresentar o Curso de Formação de Gestores que será realizado.
O ministro do MDS, Patrus Ananias, defendeu a necessidade de maior agilidade na implantação de novos restaurantes populares. "O ritmo das obras está devagar, precisamos começar a pressionar de forma legítima, ver com o prefeito o que está acontecendo. Em alguns casos, a verba já foi liberada e a obra não teve início", afirmou.
Já existem 21 restaurantes populares em todo o país, que atendem 638 mil pessoas por mês. Para 2007, está prevista a inauguração de mais 32 unidades. Em 2006, o MDS investiu R$ 35 milhões em recursos para construção e reforma de instalações e aquisição de equipamentos necessários ao fornecimento de uma média de mil refeições por dia em cada restaurante popular
 
Assessoria de Comunicação 
www.presidencia.gov.br/consea
[email protected]
(61) 3411.3349 / 2747