
COP 30: Sistema CFN/CRN se reúne com Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente e Sustentabilidade
26/03/2025
Dando continuidade à agenda em Belém (PA) em busca de parcerias para o seminário “Sustentabilidade Alimentar e Nutrição na Adaptação Climática para a COP 30”, a comitiva do Sistema CFN/CRN promoveu encontros com representantes de duas secretarias de Estado nesta quinta-feira (27). A presidente Yonah Figueira foi a representante do Conselho Regional de Nutrição da 7º Região (CRN-7), enquanto o Conselho Federal de Nutrição (CFN) foi representado por Maurício Novaes e Gerlane Alves, diretor e coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, respectivamente.
A pauta do dia mais uma vez foi sobre a importância de incluir os profissionais de Nutrição nas discussões globais sobre mudanças climáticas e seus impactos nos sistemas alimentares, contribuindo com os debates da COP 30 e fortalecendo o protagonismo da Amazônia e do Pará na agenda mundial.
O primeiro encontro foi pela manhã, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), onde os representantes foram recebidos por Lília Reis, secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias, e pelo chefe de gabinete da Secretaria Adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Juarez Junior. A conversa tratou de temas como bioeconomia, agricultura familiar e preservação dos recursos naturais, destacando a íntima ligação entre Nutrição e Sustentabilidade – principalmente, no contexto amazônico. A equipe da Semas se mostrou aberta a continuar o diálogo para definir a melhor forma de contribuir com o seminário.
No turno da tarde, a visita foi na Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e contou com a presença da coordenadora técnica do CRN-7, Lylis Nunes. O titular da pasta, Eduardo Costa, fez questão de reafirmar seu compromisso com os profissionais de Nutrição do Pará e do Brasil. Quando deputado federal, Costa foi relator do Projeto de Lei (PL) 5056/2013, que tratava da regulamentação da profissão do Técnico em Nutrição e Dietética. Agora, à frente do departamento responsável pelo desenvolvimento e fortalecimento do setor turístico no Estado, o secretário disse que quer seguir contribuindo com o Sistema CFN/CRN.
O diretor Maurício Novaes destacou a importância do Pará como um dos principais destinos de turismo gastronômico no Brasil, e como é importante trabalhar esse potencial de forma responsável, valorizando os insumos regionais por suas qualidades culturais e nutricionais. Eduardo Costa posicionou a Setur como mais uma entidade parceira do seminário, e sugeriu alguns nomes que podem trabalhar uma abordagem voltada para a gastronomia na programação, oferecendo a Secretaria como entidade intermediadora.
Por Caio Oliveira – CRN-7