
CFN participa de oficina do MDS sobre segurança alimentar e nutricional no SUAS
27/03/2025
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) marcou presença na Oficina de Escuta sobre as Recomendações para Qualificação das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Realizado na sede do MDS nos dias 24 e 25 de março, o evento reuniu especialistas e gestores para debater diretrizes voltadas à qualificação da agenda de segurança alimentar e nutricional no Suas. Além da formulação de recomendações, a oficina teve como objetivo identificar inovações, estratégias e ações que possam ser implementadas nos territórios, fortalecendo o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Representando o CFN, participaram a conselheira federal Amélia Borba e a nutricionista Débora Maria Soares de Souza. Também estiveram presentes os integrantes da Comissão Especial e Transitória sobre a Atuação do Nutricionista no Suas, Alexsandro Wosniaki e Elinia Marsango.
Para a conselheira Amélia Borba, o encontro foi um passo essencial na construção de políticas mais eficazes. “O debate fortalece a segurança alimentar e nutricional no Suas e reforça a importância da atuação dos nutricionistas nesse contexto”, destacou.
A presença do CFN no evento reafirma seu compromisso com a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável, além de evidenciar o papel estratégico dos nutricionistas no enfrentamento da insegurança alimentar no Brasil.
Contexto
A alimentação e a saúde são direitos fundamentais garantidos pela Constituição, mas a insegurança alimentar e nutricional ainda é uma realidade para milhões de brasileiros. Para enfrentar esse desafio, o governo federal lançou o Plano Brasil sem Fome, instituído pelo Decreto nº 11.679, de 31 de agosto de 2023. A iniciativa se estrutura em três eixos principais: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e mobilização social para o combate à fome.
Nesse contexto, o MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), desenvolve o Programa Nacional de Alimentação para o Suas e um conjunto de recomendações voltadas à qualificação das ações de segurança alimentar e nutricional no Sistema Único de Assistência Social. Essas medidas buscam fortalecer a rede socioassistencial e garantir que a alimentação adequada chegue a quem mais precisa.
O CFN participou, na última terça-feira (25), da oficina promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para debater a qualificação das ações de segurança alimentar e nutricional no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O encontro reuniu especialistas e gestores para discutir diretrizes, identificar inovações e fortalecer o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
O CFN segue atuando na defesa do direito à alimentação adequada e saudável, reforçando a importância de nutricionistas no combate à insegurança alimentar. A participação na oficina do MDS contribui para a construção de estratégias e diretrizes que qualifiquem a segurança alimentar e nutricional no Suas e fortaleçam o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.