NOTÍCIAS

CFN participa de audiência no Senado sobre riscos e regulação dos suplementos alimentares

CFN participa de audiência no Senado sobre riscos e regulação dos suplementos alimentares

23/04/2025

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou, nesta quarta-feira (23), da audiência pública interativa no Senado Federal para debater o crescimento da oferta de suplementos alimentares no Brasil. A reunião conjunta foi realizada pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a partir de requerimento do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Representando o CFN, o conselheiro Caio Victor Coutinho destacou a importância de uma abordagem pautada na ciência e na educação nutricional. Em sua fala, Coutinho reforçou o compromisso do CFN com a saúde pública e a segurança alimentar e nutricional, alertando sobre os riscos do uso indiscriminado de suplementos sem orientação profissional.

“O consumo sem acompanhamento adequado pode causar interações medicamentosas, efeitos adversos e até comprometer os benefícios esperados de uma alimentação equilibrada. A educação nutricional é fundamental para orientar a população sobre o uso racional desses produtos”, afirmou.

Durante a audiência, o conselheiro também apresentou estudos que apontam falhas na qualidade das informações encontradas nas redes sociais sobre os suplementos alimentares disponíveis, a baixa formação técnica de profissionais de saúde no tema e os perigos das interações com medicamentos comuns. O CFN defendeu o fortalecimento da regulação sanitária, o incentivo à produção científica e o uso de fontes confiáveis de informação para proteger o consumidor reforçando que o nutricionista é o profissional legalmente habilitado e tecnicamente capacitado para orientar o uso adequado de suplementos alimentares, com segurança e base científica.

O debate reuniu especialistas de diversas áreas e reforçou a necessidade de políticas públicas que garantam maior controle sobre a comercialização de suplementos no país, promovendo saúde com base em evidências científicas.

Combate à desinformação

O tema da audiência pública reforça a Campanha de Combate à Desinformação realizada pelo CFN na área da saúde. A iniciativa inclui a produção de conteúdos educativos, artigos informativos e ações de conscientização voltadas à população, com foco na valorização da ciência e da atuação profissional qualificada de nutricionistas.

Como parte dessa mobilização, o CFN em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), desenvolveu um Checklist indispensável para orientar consumidores e profissionais da área na avaliação de produtos de nutrição vendidos pela internet.

Com essas ações, o CFN reafirma seu compromisso em proteger a população, promover escolhas alimentares conscientes e combater a desinformação com base em evidências científicas e na ética profissional.