NOTÍCIAS

CFN e Opas realizam articulação para promoção de políticas e programas de alimentação e nutrição

CFN e Opas realizam articulação para promoção de políticas e programas de alimentação e nutrição

13/02/2025

Na última terça-feira (11), o Conselho Federal de Nutrição (CFN) recebeu representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em sua sede, em Brasília, para iniciar as tratativas de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. O objetivo do encontro foi construir um Plano de Trabalho para formalizar essa parceria e fortalecer ações estratégicas nas áreas de alimentação e nutrição.

Diante da importância do ACT para a promoção de políticas públicas e valorização de profissionais da nutrição em temas como equidade, segurança alimentar e nutricional, mudanças climáticas e alimentação escolar, a reunião focou no alinhamento de expectativas, definição de objetivos e estruturação de um planejamento estratégico.

Para a presidenta Erika Carvalho, a parceria com a OPAS representa uma grande oportunidade para fortalecer ações estratégicas em nutrição e alimentação, alinhadas às necessidades da população e às políticas públicas do país. “O CFN reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a valorização de nutricionistas e tecnicas(os) em nutrição e dietética (TNDs), contribuindo para a construção de um sistema alimentar mais equitativo e sustentável. Acreditamos que essa cooperação técnica será fundamental para impulsionar transformações significativas na área e garantir que a nutrição seja reconhecida como um pilar essencial da saúde pública.”, ressaltou a presidenta.

Participaram da reunião, representando o CFN, além de Erika Carvalho, o conselheiro Fernando Nunes, a coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro, e a assessora Luiza Torquato. Pela OPAS, estiveram presentes Akemi Kamimura, oficial de Saúde Indígena e Temas Transversais, e Luisete Bandeira, consultora de Nutrição, Atividade Física, Saúde da Criança e do Adolescente.

Histórico CFN e OPAS
A relação entre o CFN e a OPAS vem sendo construída desde 2020, por meio do apoio a projetos ligados à prevenção e gestão de conflitos de interesse, proteção ao aleitamento materno e fortalecimento de políticas de alimentação e nutrição. As novas ações em conjunto tem o potencial de ampliar essas iniciativas, promovendo impacto positivo na saúde pública e na atuação de nutricionistas e TNDs.

O CFN segue empenhado em consolidar essa cooperação e reafirma sua missão de atuar na construção de políticas públicas que promovam uma alimentação adequada e saudável para toda a população.