
CFN e MDS unem esforços para ampliar a atuação de nutricionistas no Suas
05/12/2024
Na última quinta-feira, 28 de novembro, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) recebeu, em sua sede em Brasília, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo do encontro foi discutir uma agenda estratégica para ampliar a atuação dos nutricionistas no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Durante a reunião, foi apresentado um projeto de parceria entre as instituições, focado na promoção da segurança alimentar e nutricional no âmbito do Suas.
A proposta inclui ações como a ampliação e regularização da presença de nutricionistas nas políticas do Suas, capacitações para gestores voltadas à execução de estratégias de alimentação e nutrição, e o fortalecimento do direito à alimentação adequada para populações em situação de vulnerabilidade social. “Essa parceria, além de consolidar a atuação do nutricionista no Suas, é um passo essencial para que a população brasileira, especialmente as pessoas em maior situação de vulnerabilidade, tenham acesso a uma alimentação de qualidade”, destacou a presidenta do CFN, Erika Carvalho.
Pelo MDS, participaram da reunião a coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável, Gisele Bortolini, e a consultora da Coordenação de Promoção da Alimentação Saudável, Milena Serenini. Já o CFN foi representado pela presidenta Erika Carvalho, pela vice-presidenta Carla Galego, pela diretora Viviani Fontana, pelo diretor Maurício Novaes, pelo conselheiro coordenador da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, Fernando Pereira, pela assessora de Relações Institucionais e Governamentais, Gerlane Alves, pela coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro, e pelo coordenador interino da Unidade Jurídica, Leonardo de Medeiros.
Sobre o Suas
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um modelo de gestão pública coordenado pelo MDS, que articula recursos e esforços entre União, Estados e Municípios para implementar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Suas ações são divididas em duas frentes: a Proteção Social Básica, que previne riscos sociais, e a Proteção Social Especial, destinada a pessoas em situações de risco ou violação de direitos.
Além disso, o Suas gerencia o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNeas) e oferece benefícios assistenciais, consolidando-se como um dos pilares da garantia de direitos sociais no Brasil. A parceria entre o CFN e a Sesan representa uma articulação estratégica que reforça as políticas públicas e promove avanços concretos no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional.