NOTÍCIAS

CFN e MDS alinham estratégias para fortalecer o papel dos nutricionistas no combate à fome

CFN e MDS alinham estratégias para fortalecer o papel dos nutricionistas no combate à fome

10/12/2024

O fortalecimento do papel dos nutricionistas no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi o tema central da reunião entre o Conselho Federal de Nutrição (CFN) e a Secretaria extraordinária de combate à fome, do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro, realizado na manhã desta terça-feira (10/12), discutiu estratégias para consolidar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e enfrentar os desafios da insegurança alimentar no Brasil.

“A atuação de nutricionistas no Sisan é indispensável para garantir a efetividade das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Precisamos de profissionais capacitados para monitorar, avaliar e implementar essas ações de forma integrada e sustentável”, destacou Erika Carvalho, presidenta do CFN. Ela enfatizou a importância de sensibilizar os futuros profissionais durante a graduação e ampliar a capacitação dos que já estão no mercado.

Valéria Burity, secretária extraordinária de combate à fome e à pobreza do MDS, reforçou o compromisso do ministério com o fortalecimento das políticas de combate à fome e destacou o papel estratégico dos nutricionistas nesse contexto. “Nutricionistas são agentes transformadores na promoção de uma alimentação adequada e no enfrentamento da insegurança alimentar. A parceria com o CFN é essencial para garantir que as políticas sejam implementadas com base na ciência da nutrição e com foco nas populações mais vulneráveis”, afirmou.

A reunião marcou o início de um plano estratégico conjunto entre o CFN e o MDS, com o objetivo de fortalecer o papel de nutricionistas no combate à fome e na promoção de um Brasil mais justo e saudável.

Além de Erika Carvalho, representaram o CFN o diretor Maurício Rafael Novaes, a coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro, a assessora institucional e parlamentar, Gerlane Alves, e o coordenador da Unidade de Imprensa e Comunicação, Tersandro Vilela.

Do MDS, além de Valéria Buriti, estiveram presentes, Luiza Trabuco, da Diretoria de Gestão do Sisan, Natália Gebrim Doria, da Coordenação Geral de Apoio à Gestão do Sisan e Alexandre Valadares da Diretoria de Vigilância em Segurança Alimentar e Nutricional.