NOTÍCIAS

CFN celebra aprovação do Plansan 2024-2027 e reforça compromisso com a segurança alimentar no Brasil

CFN celebra aprovação do Plansan 2024-2027 e reforça compromisso com a segurança alimentar no Brasil

25/03/2025

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) celebra a aprovação do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), reconhecendo-o como um avanço essencial para a garantia do direito humano à alimentação adequada no Brasil. O documento reafirma a necessidade de políticas públicas intersetoriais que combatam a fome, promovam a soberania alimentar e fortaleçam sistemas alimentares sustentáveis, com destaque para a agricultura familiar e a resiliência diante das mudanças climáticas.

No dia 20/02, o Pleno Ministerial da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) aprovou por unanimidade o III Plansan 2024-2027, principal instrumento da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O plano estabelece 18 estratégias intersetoriais e 219 iniciativas para enfrentar desafios como o aumento dos preços dos alimentos, a fome em territórios vulneráveis (Amazônia, povos indígenas e população em situação de rua) e os impactos das mudanças climáticas. Além disso, articula diversas políticas já existentes, como o Plano Brasil Sem Fome e o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab), reforçando o compromisso do Governo Federal de retirar o Brasil do mapa da fome até 2026.

O CFN reforça seu compromisso com a agenda da segurança alimentar e nutricional e considera fundamental a participação dos nutricionistas na implementação das diretrizes do plano, especialmente na formulação de estratégias para reduzir a má nutrição e ampliar o acesso à alimentação saudável. Acreditamos que o Ill PLANSAN é um instrumento estratégico para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e a sustentabilidade de políticas públicas definidoras de uma sociedade mais equânime.

Foto: MDS