
A importância do nutricionista no Suas: fortalecendo a Segurança Alimentar e Nutricional
10/09/2024
Na cidade do Rio de Janeiro, acontece o II Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social
O trabalho do nutricionista no Sistema Único de Assistência Social (Suas) tem se consolidado como um pilar essencial na identificação e apoio a famílias em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional (Insan).
“A atuação do nutricionista nos equipamentos da rede socioassistencial é fundamental tanto na proteção básica quanto na proteção especial. Nos Cras, ele desenvolve ações de educação alimentar e nutricional, promovendo a segurança alimentar e fortalecendo os vínculos comunitários”, destaca Alexsandro Wosniaki, diretor-tesoureiro do CFN.
“Nos Creas e em outros serviços de proteção especial, o nutricionista trabalha diretamente com famílias em situação de risco, buscando superar a insegurança alimentar e garantir o direito à alimentação adequada, integrando suas ações com outras políticas públicas, como saúde e educação”, complementa Wosniaki.
Segundo o diretor-tesoureiro do CFN, “se o Estado não prover uma alimentação adequada e saudável a esses indivíduos, ele também será um violador de direitos”. Portanto, não basta garantir acesso a qualquer alimento, mas sim alimentos de qualidade que representem vínculo para essa população em situação de vulnerabilidade. “Esse é um papel importante do nutricionista nesse contexto”, enfatiza.
O nutricionista também desempenha um papel vital em contextos de emergência e calamidade pública, como eventos climáticos extremos. Nessas situações, ele contribui tanto para o atendimento imediato às populações afetadas quanto para o planejamento e execução de políticas de segurança alimentar, como o programa “Cozinha Solidária”, que garante refeições nutritivas em momentos de crise e auxilia no reestabelecimento de práticas alimentares adequadas.
A Agenda de Alimentação e Nutrição no Suas reforça o papel do nutricionista como articulador entre políticas públicas de assistência social e segurança alimentar, promovendo a sustentabilidade dos sistemas alimentares e contribuindo para o desenvolvimento social e a inclusão de populações marginalizadas. Sua atuação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no combate à fome e à pobreza.
II Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social
Essas questões estão sendo discutidas no II Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, na Unirio, entre 9 e 10 de setembro. O evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Conselho Federal de Nutrição, do Conselho Regional de Nutrição 10ª Região e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
No evento, Alexsandro Wosniaki participou da mesa-redonda “Suas: na defesa e garantia do DHAA” e na facilitação da oficina “Regulamentação da atuação do nutricionista no Suas: subsídios para revisão da Resolução CFN nº 600/2018”.
Na ocasião, que inclui a II Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Suas, reunindo trabalhos exitosos de todo o país, o Sistema CFN/CRN foi representado por conselheiros federais e regionais, demonstrando alinhamento e reforçando a importância do tema tanto para a sociedade quanto para a categoria.
Acesse as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjBGQsD
Por Tersandro Vilela