
Campanha de combate à desinformação na saúde
15/01/2025
Campanha de combate à desinformação na saúde
Checklist: como avaliar produtos de nutrição vendidos na internet e redes sociais?
A Internet tornou a compra de produtos de nutrição mais acessível do que
nunca, colocando suplementos, vitaminas, chás e alimentos funcionais ao
alcance de um clique. No entanto, esse ambiente digital também se tornou
um dos principais espaços para a venda e publicidade de suplementos
falsificados ou irregulares. Segundo o monitoramento da Vigilância Sanitária, a
Anvisa (2024) já emitiu mais de 55 mil notificações para a retirada de
anúncios de suplementos irregulares em plataformas de e-commerce.
Escolhas conscientes e combate à desinformação
Quando o assunto é alimentação, mitos podem gerar escolhas inadequadas. Comparar refrigerantes zero a sucos naturais é um exemplo clássico. É comum pensar que as versões “zero açúcar” são melhores por conterem menos calorias, mas isso ignora os impactos dos aditivos químicos, como adoçantes artificiais, na saúde.