
ENFEP 2025 tem início com debates sobre ética, fiscalização e fortalecimento da confiança social na Nutrição
14/10/2025
Teve início nesta terça-feira (14/10) o Encontro Nacional de Fiscalização e Ética Profissional – ENFEP 2025, promovido pelo Sistema CFN/CRN. O evento reúne 200 colaboradores das áreas de fiscalização e ética dos conselhos regionais de todo o país para debater cenários, desafios e estratégias que orientam a atuação ético-fiscalizatória do Sistema.
A abertura institucional do ENFEP 2025 trouxe o tema “Ética e Fiscalização: dois pilares para fortalecer a confiança social no exercício da Nutrição”. Compuseram a mesa de abertura a presidenta do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Manuela Dolinsky, a representante da Comissão de Fiscalização, Ana Luiza Scarparo, a representante da Comissão de Ética, Juliana Pizzol, a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves e a advogada especialista em tecnologia, privacidade e proteção de dados, Celine Silva Araújo.
Em seguida, foi realizada a palestra de abertura, com o tema “O olhar do TCU sobre os Conselhos Profissionais: recomendações e desafios para o Sistema CFN/CRN”, que apresentou uma análise sobre as orientações do Tribunal de Contas da União e os caminhos para o aprimoramento da gestão e da transparência nos conselhos profissionais.
Fundamentado nas recomendações do TCU, o ENFEP 2025 propõe momentos de escuta, aprendizado e troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento da ética e da fiscalização como pilares essenciais da profissão.
A programação do primeiro dia teve como eixo “Onde estamos: cenários, desafios e recomendações”, com uma série de atividades voltadas à reflexão sobre o papel do nutricionista fiscal, a importância da atuação ética e o aprimoramento da gestão pública.
Ainda pela manhã, o painel sobre projetos estratégicos de Ética e Fiscalização destacou iniciativas conduzidas pelo Sistema CFN/CRN, encerrando com uma síntese colaborativa dos debates.
No período da tarde, a Mesa de Experiências apresentou boas práticas de outros conselhos profissionais sobre como têm transformado seus processos éticos e fiscalizatórios, seguida da palestra “Do diagnóstico ao planejamento estratégico: alinhando metas às determinações do TCU”.
Encerrando as atividades do dia, os participantes acompanharam a audiência pública na Câmara dos Deputados, com o tema “O Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)”, que discutiu os instrumentos de garantia da segurança alimentar e do combate à fome no Brasil — fatores que contribuíram para que o país deixasse novamente o Mapa da Fome da ONU.
O ENFEP 2025 segue até sexta-feira (17/10), com uma programação que inclui oficinas, mesas-redondas e construção participativa de diretrizes estratégicas. O objetivo é fortalecer a atuação ética e fiscalizatória, promover a integração entre as comissões e reafirmar o papel dos profissionais de Nutrição como agentes de transformação social.











