NOTÍCIAS

Conheça o resultado do II Encontro Nacional de Formação Profissional

Conheça o resultado do II Encontro Nacional de Formação Profissional

04/02/2016

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2015, em Brasília, o CFN promoveu o II Encontro Nacional de Formação Profissional (II ENFP), fortalecendo o compromisso de acompanhar a formação e a prática do nutricionista.
A aproximação do Sistema CFN/CRN com as Instituições de Educação Superior (IES) e as entidades da categoria (estudantil e profissional) traz importantes subsídios na construção da formação de qualidade e no aprimoramento da prática profissional.
Durante o evento foram realizados oficinas e grupos de trabalho que indicaram, entre outras, a atualização constante das Diretrizes Curriculares de Nutrição (DCN) e a melhoria dos projetos políticos pedagógicos dos cursos, subsidiadas por registro de dificuldades vivenciadas por coordenadores, docentes e estudantes, bem como a revisão da norma de estágio com consulta pública em parceria com os conselhos federal e regionais de nutricionistas.
Para a melhoria dos cursos, o II ENFP destaca ser necessário: inovação das práticas pedagógicas, adoção de metodologias ativas, formação dos profissionais para a docência, adoção de práticas que permitam ao discente vivenciar de forma precoce a prática profissional, integração ensino-pesquisa-extensão, desenvolvimento de competências políticas, dentre tantos outros que podem ser conferidos no relatório final.
O Sistema CFN/CRN espera que os momentos de discussão ocorridos no II ENFP proporcionem reflexões que permitam efetivas mudanças curriculares nos cursos de nutrição, com conteúdo interdisciplinares e projetos inovadores.
No evento, o presidente do CFN, Élido Bonomo, foi contrário à implementação de cursos de graduação em Nutrição com Educação à Distância (EaD) com porcentagem de conteúdo superior a 20%, bem como a sua regulamentação pelo MEC, tendo os participantes do evento também se mostrado contrários à implementação integral do EaD.
O CFN, por meio da Comissão de Formação Profissional (CFP), manterá diálogo permanente com as IES e o MEC, e dará o devido tratamento as demandas apresentadas na síntese dos relatos das oficinas e grupos de trabalho. Desejamos que nos próximos encontros possamos observar os bons resultados na formação acadêmica e no exercício profissional do nutricionista.
Acesse aqui o Relatório do II ENFP.