
CFN reforça, no Senado, combate à obesidade infantil
16/12/2015
O CFN, representado pela nutricionista e vice-presidente, Albaneide Peixinho, foi um dos palestrantes da audiência pública sobre obesidade infantil realizada hoje, 16, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. A discussão pretende instruir o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 8/2015, sobre a advertência nas embalagens de bebidas açucaradas. Albaneide foi uma das palestrantes e defendeu a alimentação saudável e adequada e a orientação com nutricionista desde a primeira infância.
O PLS “acrescenta §3° ao art. 6° da Lei n° 8.918, de 14 de julho de 1994, para determinar que as embalagens de bebidas açucaradas contenham advertência sobre os malefícios do consumo abusivo dessas bebidas”.
Em sua palestra, Albaneide Peixinho apresentou dados sobre o crescimento da obesidade entre crianças e adolescentes, mas também, propostas de como conter essa epidemia. Algumas delas são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): adoção de políticas fiscais e regulamentação do marketing e rotulagem de alimentos.
Outras proposições reforçadas por Albaneide são as iniciativas públicas adotadas pelo governo brasileiro na Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade – recomendações para Estados e Municípios (2014), como o aprimoramento das normas de rotulagem dos alimentos e a disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis.











