
CFN institui comissão especial para promover diversidade, equidade e inclusão na área de alimentação e Nutrição
05/12/2025
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) iniciou os trabalhos, em maio de 2025, da Comissão Especial e Transitória de Diversidade, Equidade e Inclusão (CET-DEI), criada para fortalecer a promoção de práticas diversas, equânimes e inclusivas no campo da alimentação e Nutrição. A iniciativa busca integrar aos processos institucionais e aos seus desdobramentos, uma perspectiva que reconheça a pluralidade de identidades, funcionalidades, vivências e territórios, fundamentais para qualificar o cuidado nutricional e aprimorar as políticas públicas voltadas à população brasileira. A comissão atuará na sensibilização, na identificação de barreiras, no incentivo a políticas e no desenvolvimento de ações que ampliem a representatividade e assegurem oportunidades mais equânimes no Sistema CFN/CRN.
Composição da Comissão
A CET-DEI é coordenada pelo conselheiro federal do CFN, Lewestter Melchior, especialista em Segurança Alimentar e Nutricional e pesquisador nas áreas de gênero e sexualidade, com ampla atuação na promoção da equidade na formação em Nutrição. Integram também a comissão, Andrêa Ferreira, nutricionista, pesquisadora em desigualdades raciais em saúde, mudanças climaticas, envelhecimento, sistemas alimentares e políticas sociais, com trajetória marcada pela atuação em saúde pública; Ísis Gois, nutricionista e pesquisadora com foco em determinantes sociais de saúde e saúde LGBTQIA+; Marivalda Nascimento, nutricionista indígena do povo JeripanKó, do sertão de alagoas, com experiência em atenção primária e gestão em saúde indígena, atuando na Secretaria de Saúde Indígena (SESAI); Ursula Viana Bagni, nutricionista, mãe atípica, professora universitária, pesquisadora em Nutrição em Saúde Coletiva e líder de iniciativas voltadas à inclusão e ao cuidado de populações vulnerabilizadas e Wesley Santana, nutricionista e assessor técnico do CFN, pesquisador em Nutrição Clínica e temas relacionados à diversidade e determinantes sociais da saúde.
objetivos e atividades da comissão
A CET-DEI tem como objetivo orientar práticas e políticas institucionais que promovam a diversidade, equidade e inclusão em todas as esferas do Sistema CFN/CRN. Entre as ações previstas estão a revisão de materiais e protocolos para sensibilizar sobre a necessidade da linguagem inclusiva; a realização de debates, estudos e formações sobre temas relacionados à diversidade; o apoio à produção científica voltada às interseções entre alimentação, nutrição saúde e desigualdades intersecionais; e o fortalecimento de práticas de cuidado culturalmente competentes, humanizadas e centradas nas pessoas. A comissão também buscará mapear barreiras que impactam o cuidado integral de diferentes grupos sociais e desenvolver formações, ações e estratégias que garantam direitos, justiça social e bem-viver.
Resultados Esperados
Os trabalhos da CET-DEI têm como meta consolidar diretrizes que reforcem o compromisso do Sistema CFN/CRN com a construção de um campo mais diverso, equânime e inclusivo. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento de políticas internas de diversidade, equidade e inclusão, a ampliação da representatividade em espaços decisórios, a qualificação das ações de cuidado nutricional sob a perspectiva dos determinantes sociais da saúde e a produção de materiais técnicos alinhados às práticas inclusivas.
Com atuação prevista até março de 2027, a Comissão Especial de Diversidade, Equidade e Inclusão (CET-DEI) representa um avanço importante na incorporação de valores relacionados à justiça social e a redução das desigualdades nas práticas profissionais da Nutrição. A iniciativa reafirma o compromisso do CFN com a promoção de um campo profissional capaz de reconhecer, valorizar, respeitar e cuidar de todas as pessoas em sua diversidade, contribuindo para uma alimentação e nutrição mais humanizada e integrada às realidades do país CFN institui comissão especial para promover diversidade, equidade e inclusão na área de alimentação e Nutrição











