NOTÍCIAS

CFN destaca impacto do acesso e dos ambientes alimentares na nutrição infantil durante audiência na Câmara

CFN destaca impacto do acesso e dos ambientes alimentares na nutrição infantil durante audiência na Câmara

05/11/2025

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou, nesta terça-feira (4/11), da audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu o tema “Saúde e Nutrição na Primeira Infância”, promovida pela Comissão Especial sobre a 1ª Infância – Direitos e Garantias Constitucionais (PEC nº 34/2024). O CFN foi representado pelo vice-presidente Alexsandro Wosniaki.

O encontro teve como objetivo reunir especialistas e instituições para discutir estratégias e evidências científicas que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e da nutrição infantil. Participaram representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do UNICEF, entre outros órgãos e entidades.

Durante sua fala, Wosniaki destacou que o consumo alimentar não pode ser compreendido apenas como uma escolha individual, mas como resultado das condições sociais e ambientais em que as famílias vivem. Ele ressaltou que, embora o Brasil produza alimentos suficientes para toda a população, o acesso, limitado por fatores como renda e estrutura dos ambientes alimentares, é determinante para o padrão de consumo.

“Muitas vezes, o consumo alimentar não é uma escolha, é uma imposição do ambiente. Temos famílias que vivem em desertos e pântanos alimentares, onde faltam opções saudáveis e sobram alimentos ultraprocessados. Isso contribui para o aumento do sobrepeso e da chamada fome oculta”, afirmou.

O convite ao CFN reforça o reconhecimento da relevância dos nutricionistas e dos técnicos em nutrição e dietética como agentes estratégicos na construção e implementação de políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada e promovam uma infância mais saudável e equitativa.