
CFN avança na atualização da Resolução nº 600/2018 e reforça valorização do nutricionista
31/10/2025
Brasília – A Comissão Especial e Transitória de Revisão da Resolução CFN nº 600/2018 (CET 600) realiza, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, sua sexta reunião, dando continuidade ao processo de atualização da norma que define as áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições. O encontro marca mais uma etapa de um trabalho técnico e colaborativo que busca aprimorar a regulamentação profissional à luz dos novos desafios da Nutrição e das transformações do mundo do trabalho.
Durante a reunião, os integrantes da CET 600 discutiram metodologias, cronogramas e estratégias para ampliar a participação de profissionais especializados e conselheiros regionais no processo de revisão. A proposta prevê a criação de grupos de estudo, formados por nutricionistas com experiência comprovada e notório saber em diferentes campos da ciência da Nutrição. Esses grupos terão a missão de aprofundar o debate técnico e propor ajustes que tornem a futura resolução mais aderente à realidade contemporânea da prática profissional.
Segundo a presidente do Conselho Federal de Nutrição, Manuela Dolinsky, “a revisão da resolução é uma oportunidade de atualizar e valorizar o papel do nutricionista, assegurando que as atribuições profissionais estejam alinhadas ao avanço científico e às necessidades da sociedade”.
A atualização da normativa é considerada estratégica pelo CFN, por fortalecer a identidade e a credibilidade da categoria. Ao promover um processo participativo e baseado em evidências, o Conselho reforça seu compromisso com o exercício ético, qualificado e socialmente comprometido da Nutrição, consolidando a profissão como peça central na promoção da saúde, na segurança alimentar e na garantia do direito humano à alimentação adequada.











